| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Resumo Duarte1

Page history last edited by Dow Osage 10 years, 6 months ago

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ

 

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL – PDE

 

Formação continuada em Educação/2008

 

 

IDENTIFICAÇÃO

1 NRE: Telêmaco Borba

2 MUNICÍPIO: Telêmaco Borba

3 NOME DO PROFESSOR PDE: Rosângela Menta Mello

4 ÁREA/DISCIPLINA: Pedagogia

 

 

 

 

ATIVIDADE: SÍNTESE DE TEXTO

 

 

 

DUARTE, Newton. As pedagogias do “aprender aprender” e as ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Educação, n. 18, set-dez, 2001. p. 35-40

 

 

 

 

           O artigo apresenta uma análise de dois documentos importantes para a educação brasileira: o relatório da comissão internacional da UNESCO, conhecido como Relatório Jacques Delors e o texto do Volume I dos PCNs, capítulo Princípios e fundamentos dos parâmetros curriculares nacionais, das séries iniciais do Ensino Fundamental, sobre o aprender a aprender.

            As principais características dos documentos são:

1.       Aprender sozinho contribui para o aumento da autonomia do indivíduo e situa-se num nível mais elevado de aprendizagem.

2.       O método de construção é mais importante do que o conhecimento já produzido socialmente.

3.       Para a atividade ser educativa precisa estar vinculado aos interesses e necessidades dos estudantes.

4.       A educação deve prepara os indivíduos para acompanharem o processo de mudança na sociedade.

           A sociedade do conhecimento possui uma ideologia produzida pelo capitalismo, no sentido de enfraquecer as críticas radicais ao sistema capitalista e a luta por uma revolução que leve a superação radical do capitalismo. Cria ilusões como:

1.       O conhecimento nunca esteve tão acessível como hoje.

2.       A capacidade para lidar de forma criativa com situações singulares no cotidiano.

3.       O conhecimento é uma construção subjetiva resultante de processos semióticos intersubjetivos nos quais ocorre uma negociação de significados.

4.       Os conhecimentos têm todos os mesmo valores.

5.       O apelo à consciência dos indivíduos constitui o caminho para a superação dos grandes problemas da humanidade.

Newton Duarte entende que:

1.       É possível uma educação que fomente autonomia intelectual e moral através da transmissão das formas mais elevadas e desenvolvidas do conhecimento socialmente existente.

2.       O lema aprender a aprender sintetiza uma concepção educacional voltada para a formação da capacidade adaptativa dos indivíduos.

3.       O papel dos educadores e psicólogos é formar indivíduos criativos para o processo de adaptação ao sistema capitalista.

           Conclui o artigo chamando a atenção para a necessidade de se estar atento para não cair na armadilha idealista que consiste em acreditar que o combate às ilusões pode, por si mesmo, transformar a realidade que produz essas ilusões.

 

 

Recent Visitors

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.