| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Ação4

Page history last edited by Dow Osage 10 years, 6 months ago

 

IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO PDE NA ESCOLA 2008

PROFESSOR ORIENTADOR

 

 

 

 

I. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROFESSOR

 

 

NRE: TELÊMACO BORBA

MUNICÍPIO: TELÊMACO BORBA

PROFESSOR PDE: ROSÂNGELA MENTA MELLO

ÁREA: PEDAGOGIA

 

 

II. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA/PROJETO

 

 

1. TÍTULO DA PROPOSTA/ PROJETO:

 

 

            As contribuições das tecnologias da informação e comunicação no processo de construção do conhecimento.

 

 

2. ESCOLA DE IMPLEMENTAÇÃO:

 

 

            Colégio Estadual Wolff Klabin – Ensino Fundamental, Médio e Normal

Av. Presidente Kennedy, 635 – Centro – Fone: (42) 3273.4198

84.261-400 – Telêmaco Borba - Paraná

 

 

3. REGISTRO DAS AÇÕES

 

 

3.1 Ação 4:

 

 

            Planejamento, preparação de material e estudo do temas propostos para fundamentar e complementar para a implementação do projeto PDE e junto ao grupo de apoio.

            Aplicar a proposta do material didático, produzido em 2008, nas aulas de Organização do Trabalho Pedagógico e Prática de Formação, junto aos alunos do 1º ano do Curso de Formação de Docentes, na Modalidade Normal Integrado.

            Análise de dados sobre o uso de tecnologias em sala de aula dos professores da unidade escolar.

            Acompanhamento dos resultados das atividades realizadas e publicação de material na internet para acesso de todos os educadores, coordenadores e demais pessoas envolvidas.

 

 

           

III CONSIDERAÇÕES DO PROFESSOR PDE:

 

 

            Aplicamos os recursos propostos no material didático, produzido em 2008, nas aulas de Organização do Trabalho Pedagógico e Prática de Formação, junto aos alunos do 1º ano do Curso de Formação de Docentes, na Modalidade Normal Integrado.

 

 

            A TV Multimídia foi utilizada várias vezes, com apresentações de esquema da aula no formato de imagem e de vídeos. Foi utilizado o datashow para esclarecimento no uso das ferramentas do laboratório de informática.

 

           No projeto: “O professor na atualidade”, foi realizado a pesquisa de opinião:

·        Foram recolhidas as pesquisas de opinião e a turma aprendeu a fazer a tabulação estatística dos dados levantados. Cada turma de estágio ficou responsável em tabular um segmento de dados coletados, ou seja, a pesquisa com professores do Curso Normal; com professores da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental; com os professores que estão participando do grupo de apoio ao professor PDE e a pesquisa realizada com professores do CEWK em 2008.

·        No próximo bimestre os alunos aprenderão a fazer as tabelas e gráficos dos dados levantados e proceder à análise dos dados.

          Muitos alunos não tinham idéia de como era realizada a tabulação de dados estatísticos e nem como se deve proceder ao seu registro.

         

          Os alunos foram orientados na elaboração de seu memorial pedagógico, do primeiro bimestre, com o objetivo de refletir sobre o percurso de sua iniciação profissional até o presente momento, para esta atividade, eles produziram relatórios diários, de cada encontro realizado. Pretendemos com esta atividade levar o estudante do curso normal projetar-se, planejamento sua formação, percebendo-se um ser histórico e agente transformação social, partindo de suas pré-concepções a um profissional atualizado, que faz uso dos recursos disponíveis para sua ação docente.

         

          Todas as atividades de orientação e textos são disponibilizadas no servidor de wiki do professor pde: http://estagiocewk.pbwiki.com.

         

Grupo de apoio

 

 

·        2ª Etapa do grupo de apoio:

          As atividades realizadas foram:

          Estudo do texto e discussão sobre a metodologia da pedagogia histórico-crítica, do Prof. João Luiz Gasparin – UEL. Foram analisados os roteiros de aula, proposto pelo autor e seu exemplo de aula sobre o tema “moradia”.

          Apresentação do roteiro de aula (plano de trabalho) de Filosofia, proposto no material didático didático PDE, com o tema “O mito da caverna – Platão”. O grupo analisou cada atividade proposta e sua relação com a pedagogia histórico-crítica.

          Discussão sobre o método proposto e a teoria da aprendizagem de Vygotsky, destacando que a avaliação da aprendizagem deve ser realizada a partir do momento que o estudante chegou a catarse, ou seja, já é capaz de compreender e aplicar o tema estudado.

          Em diálogo os participantes, chegaram a conclusão que é viável a aplicação deste roteiro para um conjunto de aulas, ou seja, uma unidade de ensino.

          Assistimos uma cena do filme “Escritores da liberdade” na TV Multimídia, onde percebemos que a sala de aula deve ser um local onde as pessoas precisam sentirem-se bem tranqüilas, livres para aprender e trocar idéias. A partir desta análise passamos a uma atividade prática, onde os participantes realizaram vários testes na TV multimídia, com o uso do pen-drive; verificando os vários comandos do controle remoto. Foram feitos testes no conversor de arquivos on-line zamzar.com para baixar vídeos do youtube e converter diversos arquivos.

          O encontro foi ótimo, com grande produtividade, desde a análise de parte do material didático da professora PDE, como nas atividades de discussão e uso dos recursos multimídia em sala de aula. Observamos que vários professores ainda não tinham utilizado a TV Multimídia e desconheciam o roteiro de trabalho proposto no material didático do professor PDE. Tivemos dificuldade de acesso a internet no laboratório PRdigital, a conexão estava muito lenta, vários equipamentos não estavam funcionando por falta de hub, ou travavam os terminais da estação.

 

 

·        3ª Etapa do grupo de apoio:

 

 

          Iniciamos as atividades acessando a página do projeto PDE http://rosangelamentapde.pbwiki.com/3-Etapa, onde os participantes do grupo de apoio observaram os temas do encontro, realizaram as leituras necessárias para fundamentar as discussões.

          Inicialmente analisamos uma apresentação da Metodologia da problematização na concepção da práxis, da Profª Angela e Prof Adriana, da Universidade Estadual de Londrina, com base neste roteiro, discutimos o roteiro de aula “A vida nas cidades” proposto pela professora PDE, na área de sociologia. Concluímos que esta proposta de trabalho é bem mais viável de ser aplicada no cotidiano da sala de aula que a proposta do Prof. Gasparin.

          A professora PDE apresentou o pôster sobre os mapas conceituais, livros e realizou inicialmente uma discussão sobre a diferença entre mapas mentais e mapas conceituais. Estudamos a técnica pedagógica de construção de mapas conceituais, numa abordagem construtivista, utilizando uma apresentação de Ítalo Dutra, onde nos detemos a discussão sobre os níveis de implicações significantes.

          Na discussão, percebemos a importância deste recurso para a educação, a medida que é possível o educador perceber o nível de complexidade da estrutura do pensamento do estudante em relação ao tema da disciplina, assim como analisar os erros de construções conceituais que devem ser novamente trabalhados em sala de aula.

          Assistimos a um vídeo do youtube, na TV multimídia com o passo a passo da edição de mapas conceituais no programa instalado no laboratório da escola.

          Durante a parte prática do grupo de apoio, tivemos problemas sérios com o uso do Laboratório PRdigital, pois apesar de estar instalado nos equipamentos o software Cmap Tools, o programa não abriu para edição. Já havia sido comunicado aos assessores da CRTE e aos técnicos do NRE há mais de um mês sobre este problema, mas infelizmente não foi resolvido; continuamos com problemas com muitos terminais que não funcionam. Em um laboratório com 40 terminais, apenas 15 estão funcionando, mas com uma conexão bem lenta. Desta forma, utilizamos o notebook acoplado à data show para testarmos a ferramenta.

          A professora PDE relatou a aplicação desta atividade em sala de aula utilizando o papel e lápis e as dificuldades encontradas. Consideramos que devemos retomar esta técnica nos próximos encontros, pois além de ser interessante para o processo de acompanhamento da aprendizagem e avaliação do professor, ela é motivadora para o estudante, pois este pode expressar seu conhecimento de forma bem livre.

          A data do último encontro (03/07/09) foi alterada para o dia 06/05/09, no período noturno, devido o pedido da coordenação do PDE.

         

          O material utilizado no grupo de apoio e demais atividades do PDE está disponibilizado e divulgado no seguinte endereço: http://rosangelamentapde.pbwiki.com

 

 

 

 

IV CONSIDERAÇÕES DA EQUIPE PEDAGÓGICA:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

V OBSERVAÇÕES DO PROFESSOR ORIENTADOR:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ASSINATURA DO PROFESSOR PDE: ....................................................................

 

 

 

 

ASSINATURA DA EQUIPE PEDAGÓGICA: ............................................................  

 

 

                                        

ASSINATURA DO PROFESSOR ORIENTADOR:......................................................

 

 

 

 

 

 

Telêmaco Borba, 28 de abril de 2009

 

 

Recent Visitors

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.